Como cuidar do cabelo crespo/carapinha em Moçambique?
Bom, o título do post pode parecer esquisito, porque cabelo é cabelo em toda a parte do mundo, mas é que em Moçambique, nós temos hábitos diferentes dos da Rússia, por exemplo.
Na Rússia, as mulheres passam mais tempo com o cabelo natural. Já nós, não. Colocamos “mechas”, extensões, fazemos estrês de vários tipos e tamanhos, depois mudamos para dreads…
Em África, as opções são várias para estragar o cabelo, mas não existe quase nada de produtos criados especialmente para tratar o cabelo crespo. Na verdade, em todo o mundo é a mesma reclamação, por isso mesmo fica difícil para muitos assumir o crespo ao invés de alisar e passar uma química nele.

Colocamos extenções e tissagens como forma de fugir do cabelo carapinha, que parece não crescer nada, mas isso não é real!
Mas como cuidar do cabelo, evitando quebrá-lo, ou até ficar careca, em meio à tantas adversidades?

Veja:
Dê um tempo ao seu cabelo:
Evite viver trançando, colocando mechas, e fazendo extensões. Você sabe que aquilo puxa todo o seu couro cabeludo, as tranças são plantadas bem nele (no couro cabeludo) e ainda bem apertadas, “para que durem mais”. Evite isso, faça tranças assim com menos frequência.
As mechas são pesadas:
As mechas são bem mais pesadas que o seu cabelo natural. Portanto mais uma vez, passe menos tempo com as tranças no cabelo, vai alterando entre ele solto e depois trançado.

Quando for fazer mechas:
Peça à quem vai fazer-te para deixar o seu cabelo natural a sobrar um bocado (o famoso baby hair) na parte de frente. Isso evita que fiques careca, depois de muito puxa-puxa!
Não penteie o cabelo seco. Para além de quebrar, pode doer, e causar traumas. Passe nele alguma vitamina, algo parecido, para amenizar. E quando for pentear o cabelo, comece penteando pelas pontas, isso evita que você quebre o cabelo caso esse esteja embaraçado.
Faça sempre tranças antes de dormir. Sabemos que, para além de encolher, ainda pode ficar difícil de pentear.
Para deixar o cabelo crespo mais volumoso: Pegue em pequenas parcelas de cabelo (fazer caminho), e vai enrolando com os dedos pelas pontas, isso é o que chamamos de texturização. Podes ver no youtube alguns vídeos para poderes fazer isso sozinha e em casa mesmo.
Dica:
Você pode optar por texturizar o cabelo por algum motivo, e eu recomendo o Eco Gel para esse fim. Um gel muito pegajoso, e usado por profissionais de cabelo pelo mundo.
O cabelo crespo pode crescer tanto quanto o cabelo liso, só precisamos cuidar. Sim, ele encolhe. Mas você tem que estar aí pra “ajudá-lo”.
Nós terminamos por aqui com este post sobre cuidados com o cabelo crespo. Gostou das dicas? Siga o blog para ver mais posts como este!


Deixe um comentário